domingo, 8 de março de 2009

Viva \o/

Logo cedo comecei a refletir:
- nossa, hoje é o meu dia!!!!!!!!!!
Dia de limpar a casa, de cuidar dos filhos, de fazer almoço porque o maridão está em casa, dia de regar as plantas, de lavar a roupa, dia de ver a sogra, aqueles sobrinhos legais, dia de ser mulher, porque hoje é o meu dia, não é verdade?
Não quero que me levem a mal. Talvez, ao ler este texto, pensem:
- não pode ter sido uma mulher que escreveu isso. Ou então, que mulherzinha revoltada.
Mas lhes respondo minhas queridas e meus queridos, sou mulher, sou brasileira e não desisto nunca, por isso escrevo.
Escrevo para dizer que fico feliz sim em ter um dia dedicado a nós, porem, isso é muito pouco, infelizmente muitas mulheres se sentem privilegiadas de terem no dia 08 de março um símbolo de luta e de força. Sim, concordo, mas que tipo de luta é essa que sufoca um pensamento crítico sobre a posição da mulher não apenas em relação ao homem, mas perante a sociedade?
Por que se contentar com um botão de rosas dado pelo chefe no serviço, sabendo que no fim do mês irei receber menos que um homem que ocupa a mesma posição que a minha?
Por que refletir momentaneamente sobre um programa de TV que mostra a luta de uma mulher, moradora de um bairro pobre, que sustenta seus filhos apenas com fruto de seu humilde trabalho braçal? Nos fazendo sentir um súbito orgulho de nossa natureza?
Porque neste dia olharmos para um homem e mostrarmos que temos um dia só nosso, se no restante do ano somos conduzidas por nossa criação e cultura patriarcal?
Que motivos tenho de me orgulhar de mulheres que morreram para garantir que hoje eu pudesse escrever este fabuloso texto idiota, e que tivesse meu lugar garantido no mercado de trabalho?
Confesso que me orgulho sim, mas não o suficiente para me iludir com elogios, cartões e flores.

Um comentário:

di disse...

Ai fabi, vc é incrível!