segunda-feira, 31 de março de 2008

Viva a Democracia!


Ao falarmos de política em nosso país, é inevitável não ressaltarmos o atual regime político, denominado democracia. A palavra atualmente se define em uma gloriosa frase: "governo do povo, pelo povo e para o povo", que se não fosse tão reduntante, por usar execivamente a palavra povo, que de nada serve, poderia ser considerado um exemplo de poucas palavras, que dizem tudo.
No Brasil, que após a Revolução de 1930, conheceu a ditadura militar, hoje se idiotiza frente a esse milagre de bondade política chamado democracia. É interessante observar como nós brasileiros nos deixamos comprar por qualquer sorriso que nos joguem na cara, ou qualquer promessa do tipo, viveremos felizes para sempre!
Foi assim que aconteceu... o Brasil depois de muito tempo sofrendo com a censura instaurada pelos governos militares e extremista, cansou de viver na senzala e decidiu tomar para si a Casa Grande, a Política, e a sua livre forma de governar para si.
Isso deveria ser lindo, aliás, esta história de luta e dor com o povo brasileiro poderia ser roteiro de uma grande novela mexicana. Brasileiro vão às ruas para lutar pelo seu direito de voto, direito esse também colocado como de exercicio de cidadania.
Eu me pergunto, que excercício é esse que, os próprios brasileiros não possuem conhecimento?Digo isso com base nas estatísticas da pesquisa realizada em 2004, pelo PNDU (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), na qual afirma que, 59% dos brasileiro não sabem o que siginifica a palavra democracia. Talvez, isso não signifique nada, pois o que me importa saber o que significa a palavra, se o que eu quero mesmo é ser feliz, não é mesmo?
Quem sabe, de nada representem estes índices, se o quero quero mostrar não é a importância do significado literal desta palavra, o que esperava desde então, era um pouco mais de vontade em se conhecer o que de mais grandioso existe em se ter um sistema democrático, a participação direta do povo na decisões políticas de seu país.
Mas isso seria muito a ser cobrado, até porquê, tenho algumas dúvidas, acho que os próprio políticos que encabeçaram os movimento como o Direta Já, esqueceram de avisar aos caras pintadas, que no futuro nao muito distante, a tinta das quais eles usaram para se pintar, mancharia a própria forma de se pensar e fazer política no Brasil.
Afinal, todos lutaram para as eleições diretas, e hoje o que vemos, são brasileiros indo as urnas em dia de eleição, com o descaso da obrigação de votar. Certamente em consequência da falta de seriedade do próprio governo em ministrar o atual regime político. Embora, acredite que, se os políticos aumentassem a cotação do valor do voto ... Bom, isso seria mais rendável pra a democracia... não acham?

Nenhum comentário: